quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pesquisa participante e Pesquisa-ação



A pesquisa participante busca o envolvimento da comunidade na análise de sua própria realidade. Ela se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, enquanto a pesquisa-ação ocorre em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo.
Demo (1985) não faz distinção entre pesquisa participante e pesquisa-ação. Segundo esse pesquisador, ambas têm o compromisso com a prática. Contudo, esse mesmo autor nos diz que o movimento da pesquisa participante nasceu da decepção advinda do método tradicional. É como se esse método não fosse capaz de revelar (explicitar) a realidade social.
Michel Thiollent, em “Metodologia da pesquisa-ação” define pesquisa-ação como um tipo de pesquisa social com base empírica que seria concebida em estreita associação com a resolução de um problema coletivo no qual os pesquisadores e os participantes estariam envolvidos de modo cooperativo. Para alguns, a pesquisa-ação é uma forma de engajamento sócio-político à serviço das classes populares.
A pesquisa participante apresenta, segundo Demo (1985) três momentos essenciais, a saber: 1- o autodiagnóstico, que seria a confluência entre conhecimento científico e saber popular. Este momento conduziria à cidadania e esta, por sua vez, estaria à serviço da autonomia; 2- A estratégia de enfrentamento prático dos problemas encontrados- seria o percurso entre a teoria e a prática. 3- Por fim, o momento da necessidade de organização política- que consistira na definição da estratégia de enfrentamento do problema propriamente dito.
Seja na pesquisa participante ou na pesquisa-ação, o princípio ético de que o saber científico não é tudo é fundamental. Afinal, não importamos das ciências sociais a suposta “neutralidade”. Deste modo, resguardar nossa posição sem se contaminar pelo senso comum e nem influenciar os resultados de uma pesquisa é sempre o mais complicado.

Um comentário:

Kelli Anacleto disse...

4246muito legal sua explicacao me ajudou muito...